quarta-feira, 16 de maio de 2007

DEMocracia enDEMoniada e DEMente!!!

Por Rústico Delicado - colaboração on-line

O tema é interessante: DEM. Calma aí, gente! Não estamos falando propriamente do DEMônio, mas passamos perto!!! Estamos falando da refundação do Partido da Frente Liberal (PFL) que, a partir do dia 28 de março de 2007, passou a atuar na cena política brasileira com o nome de Democratas (DEM). Pois é... Eu pergunto: cadê o Democratas? Vamos rememorar: o partido político que ora se refunda está surgindo das cinzas do PFL. Este partido foi fundado em 24 de janeiro de 1985 a partir da chamada Frente Liberal, dissidência política do governista Partido Democrático Social (PDS) que indicou o Deputado Federal Paulo Maluf (PDS-SP) para disputar a Presidência da República na eleição indireta feita pelo Colégio Eleitoral. .

Uma vez descontentes com a referida indicação, políticos ligados até então ao regime militar - Aureliano Chaves (então Vice-Presidente da República), o Senador Marco Maciel (PDS-PE), o atual e último presidente do PFL, ex-Senador Jorge Bornhausen (PFL-SC), o então Senador Guilherme Palmeira (PDS-AL), o então Senador José Sarney (PDS-MA) e o então Deputado Federal Saulo Queiroz (PDS-MS) formalizaram a aliança com o PMDB, passando a apoiar o candidato à Presidência e então governador mineiro Tancredo Neves. Como todos sabem, Tancredo foi eleito e vestiu o paletó de madeira... Bem... E eu com isso?
E você com isso! Eu vou dizer: os partidários do DEM se dizem democratas, não émesmo? Pergunto: como fica a democracia empunhada pelo DEM se esta agremiação renasce de um partido que apoiou os militares durante 20 anos, 11 meses e 15 dias (1º de abril de 1964 até 15 de março de 1985)? E tem mais: o PDS surgiu em 1980 a partir da Aliança Renovadora Nacional (ARENA), partido político fundado em 1966 para sustentar o regime instalado após1964. .

E, por fim, mais um pouco ainda: com a extinção dos partidos políticos em 1965, grande parte dos partidários da União Democrática Nacional (UDN) migraram para a ARENA. E vocês conhecem a história da UDN? Não? Eu conto um pouco: foi um partido político fundado em 1945 e que tinha como principal lema a luta contra a figura de Getúlio Vargas. Durante as eleições presidenciais de 1950 e 1955, os udenistas instigaram os militares para impedir que seus adversários assumissem o poder legitimamente conferido pelas urnas. Em seu jornal Tribuna da Imprensa, o jornalista e udenista reacionário Carlos Lacerda propalava: "O Sr. Getúlio Vargas, senador, não deve ser candidato à presidência. Candidato, não deve ser eleito. Eleito, não deve tomar posse. Empossado, devemos recorrer à revolução para impedi-lo de governar" (Tribuna da Imprensa, 01/06/1950). E, não conseguindo chegar ao poder por meio do voto popular, os udenistas apoiram maciçamente o golpe que destituiu o Presidente João Goulart. Entenderam a lógica: UDN > ARENA > PDS > PFL > DEM > DEMocracia???
Ahhh... A charge do cartunista Maurício Ricardo conta um pouco da história acima: é só visitar o endereço eletrônico charges.uol.com.br/2007/ 04/17/cotidiano-coisa-do-dem/ e se divertir!!! Nem tanto...

3 comentários:

Anônimo disse...

Que idiota!!! Esse tal de Rústico Delicado mal sabe que o DEM é o guardião da ordem em nosso país! Por isso, seu papel principal é evitar que esse nosso Brasil se curve diante do populismo demagógico do Sr. Hugo Chaves ou do Sr. Evo Morales por meio do Mula! Opa! Desculpe... Por meio do Lula...

Anônimo disse...

Vejam só... A DIREITAlha unespiana se retorcendo porque seu partidinho está sendo atacado por um artigo fino e bem bolado! Correto! O artigo está correto! Nada mais lúcido do que identificar o DEMO com tudo aquilo que há de mais retrógrado na política brasileira!!!

Anônimo disse...

Dfgfgfg